Falando em segurança o mais óbvio é como conduzir o veículo, a direção defensiva e tudo o mais. Mas, além disto, há os equipamentos e os acessórios do veículo. Ao ir na concessionária, exija que os equipamentos sejam verificados e se necessário aferidos.
Os equipamentos listados a seguir são de uso obrigatório por lei, mesmo assim, acho que seriam obrigatórios apenas pela consciência em se manter seguro dentro/fora do veículo.
- Cinto de Segurança para todos os ocupantes do veículo;
- Estepe;
- Triângulo de Sinalização;
- Extintor de incêndio¹;
- Encosto para cabeça.
Outros itens como o macaco e a chave de rodas são facultativos, porém, você poderá utilizá-los e sair mais rápido de um local movimentado ou abandonado, fugindo assim, de acidentes e talvez de furtos. Há também a opção dos air-bags e freios ABS.
Levando em consideração o Cinto de Segurança, em que muitas vezes, a pessoa visualiza de longe o agente de trânsito e o coloca rápido, segura com a mão só para mostrar que o cinto está em volta do corpo (sem ao menos estar travado) são maneiras prováveis de acidentes simples tornarem-se graves problemas, de médio a longo prazo. Crianças atrás, e se necessário, com equipamentos adaptados
Pneu furou? Se possuir seguro, ligue imediatamente, caso contrário sinalize o carro com o Triângulo de Segurança e ligue o pisca-alerta. Não se esqueça de ler (com antecedência) o manual do proprietário e seguir de acordo com as instruções do seu veículo ao utilizar o macaco, pois poderá evitar um acidente na troca do pneu e também danos na lataria do veículo. O estepe deve estar sempre calibrado e se possível, balanceado. Caso o estepe esteja com baixa pressão e o pneu danificado está no eixo do motor, troque o pneu do eixo onde não está o motor e em seguida coloque-o no local do pneu danificado. Lembre-se que você terá que comprar um pneu novo para rodar junto ao seu novo pneu (estepe) e também um estepe novo.
Incêndio? É raro, mas acontece! Saiba sempre onde o extintor fica localizado antes de sair com o veículo. Para usá-lo retire o lacre e levante a alavanca para então acionar o gatilho e apagar o fogo.
¹Lembre-se que não é qualquer extintor que é usado em seu veículo e de acordo com o CONTRAN, o equipamento tem quer ser do tipo ABC (Combate fogo em plásticos, carpete e estofamento, borrachas, espuma dos bancos, combustíveis líquidos e que não provoque curto-circuito). A lei determinou que a partir de 01/01/2005 os carros comercializados deveriam vir equipados com o extintor com carga de pó ABC e a partir de 01/01/2010 todos os veículos em circulação deverão portar este extintor.
Acelera Mais - www.aceleramais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário