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quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

35º Feirao ARIVES Grande Vitória ES



Vai acontecer neste fim de semana, o 35º Feirão Arives (da Associação dos Revendedores Independentes de Veículos do Espírito Santo), na Serra. Dois mil veículos serão expostos pelas revendedoras. É uma boa opção para quem procura um seminovo de qualidade. O feirão foi uma oportunidade de as revendas de veículos do Espírito Santo comercializarem parte de seus estoques, já que nos últimos meses houve uma retração de vendas de unidades, tanto novas quanto seminovas. O setor esperava um crescimento de vendas da ordem de 30% em 2008, mas acabou ficando apenas nos 20%. Mas a boa notícia para o consumidor é que essa queda de 10% se refletiu também numa redução igual do preço dos veículos e, além disso, os financiamentos continuam em até 60 meses.

A expectativa é que 55 revendas de veículos devem participar do evento do final da próxima semana, com a possibilidade de comercialização de 45% do estoque, o que significará cerca de 900 veículos vendidos durante os quatro dias. O 35º Feirão da Arives será realizado no Parque de Exposições Floriano Varejão, em Carapina, em estandes das revendas distribuídos por toda a estrutura de feira do local. sexta e sábado, o horário de comercialização foi das 09 às 19 horas. No domingo, dia do encerramento, das 09 às 18 horas.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Honda Hornet 2009mostra sua novidade a cor amarela


Por meio de um hotsite, que pode ser acessado clicando aqui, a Honda já está divulgando a versão ano/modelo 2009 da Hornet. A grande, e única, novidade da versão é a cor amarela metálica.

Além do design minimalista, esta máquina tem 102 cv, potência mais do que necessária para uma moto de 599,3 cm³. No site é possível obter informações sobre características, especificações técnicas e até baixar conteúdo exclusivo para personalizar seu computador, como papéis-de-parede.

Os preços sugeridos para a Honda Hornet 2009/2009 variam de R$ 31.980 (standard) a R$ 34.280,00 (com sistema de freios ABS).

Chrysler encerrará produção do PT Cruiser


A crise econômica norte-americana fez mais uma vítima: o PT Cruiser, automóvel lançado em 2000 conhecido pela versatilidade e estilo retrô. Com queda vertiginosa de 49% nos números de vendas do modelo em relação a janeiro de 2008, o fabricante decidiu encerrar sua produção até o meio do ano.

A Chrysler pretende vender o produto para investidores particulares, estratégia que já foi cogitada pela marca para o esportivo Dodge Viper. Isso incluiria todo o ferramental necessário para a fabricação do modelo, localizado no México. O presidente da Chrysler LLC, Tom LaSorda, foi rápido e objetivo em sua entrevista ao Bloomberg: "Nós venderíamos as instalações? Sim. Nós recebemos alguma oferta de compra destas instalações? Não. Nós iríamos atrás de compradores? Sim".

Feirao de Carros Novos, Semi Novos e Usados

O crédito volta ao mercado de veículos e, para aproveitar o momento favorável para o consumidor - atraído também pela redução do IPI -, as montadoras General Motors, Volkswagen, Ford e Peugeot decidiram retomar os feirões de fábrica de fim de semana. O foco principal é o segmento de seminovos, já que os grandes estoques “atravancam” a venda de carros zero quilômetro.

A Volkswagen abrirá as portas da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, neste sábado (17) e domingo (18). A montadora promete valorização do seminovo na compra de um Volkswagen novo e a venda de usados revisados e garantidos pela rede de concessionárias da marca com preços competitivos.

No caso da General Motors, o feirão abrangerá toda a rede de concessionárias Chevrolet. Na campanha serão ofertados cerca de 20 mil veículos seminovos de diversas marcas, com garantia da rede. A promoção para modelos com fabricação a partir de 2006 abrange prazos de pagamento estendido e taxa de juro especial para leasing.

Em uma ação menor, as concessionárias Ford trazem bônus especial para a linha Fiesta. A estratégia é repetir o crescimento das vendas registrado em dezembro sobre novembro de 2008, quando 5.378 unidades da versão hatch e 3.166 unidades do sedã foram emplacadas. Já a Peugeot traz prazos, taxas de juros e preços promocionais para as linhas 206, 207 e 307.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nova Lei Farol Xenon




Novas regras começaram a valer em 1º de janeiro deste ano. Faróis de xenônio são mais potentes que os comuns halogênios.


As novas regras para os faróis de xenônio começaram a valer no primeiro dia do ano. Com isso, todos os carros novos nacionais ou importados equipados com farol de xenônio, fabricados a partir de 1º de janeiro de 2009, deverão ter obrigatoriamente dispositivos de limpeza dos faróis (esguicho) e regulagem automática do facho da luz.

A portaria publicada pelo conselho de trânsito nacional cita especificamente os carros novos, mas levantou uma dúvida entre os milhares de brasileiros que instalaram faróis de xenônio depois de comprar o carro.

Os motoristas que instalaram os faróis antes do dia primeiro deste ano ou aqueles que ainda pretendem coloca-los nos carros que saíram de fábrica sem eles precisam seguir três passos:





1º - Pedir autorização prévia ao Detran do seu estado (mesmo os que já instalaram o equipamento e não o regularizaram);
2º - Depois da instalação, procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran;
3º - Caso a mudança seja aprovada, o motorista deve voltar ao Detran para que a mudança seja registrada no documento do carro.
Quem cumpre essas exigências, está dentro da lei e livre de uma multa grave, no caso de ser parado por um policial, que rende cinco pontos na Carteira de Motorista e um prejuízo de R$ 127,00.
“Se o motorista tomou todas as providências necessárias, seguindo a legislação anterior, ele poderá continuar utilizando seu veículo e não precisará fazer qualquer modificação”, afirma Orlando Moreira da Silva, funcionário do setor de infraestrutura de trânsito do Denatran, que faz uma ressalva: “Essa modificação deverá contar no documento do carro”.
O representante das importadoras dos kits de xenônio diz que os equipamentos trazidos para o país respeitam a lei brasileira e que, por isso, não representam risco algum para a segurança do trânsito. “Pelo contrário, o farol de xenônio permite um ganho de visibilidade para os motoristas e diminui o risco de acidentes, mas precisa estar bem regulado”, afirma.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Alcool mais barato derruba o GNV

Acelera Mais - Portal de Veículos, Carros, Motos, Caminhões Novos e Semi Novos Compra e Venda - Espírito Santo

Álcool barato faz motoristas de três capitais desistirem do gás natural. Em São Paulo, o preço do GNV subiu, em um mês, cerca de 18%. Quem fez conversão precisa rodar 260 mil km para recuperar investimento.

A alta no preço do GNV já afugenta clientes das oficinas de conversão. Só no município de São Paulo, em apenas um mês, o preço do gás natural veicular subiu 18% em média, um reflexo direto da escalada do dólar nos últimos meses, de acordo com as distribuidoras.

“A partir de hoje, só álcool. No preço que está, não tem mais condição de trabalhar no gás”, comenta o taxista Maurício Novas.

Ele puxou a fila em um ponto de táxi de São Paulo, onde colegas também garantem: abastecer com GNV já foi vantajoso. Carlos Alberto Arantes relembra os bons tempos: “Em relação ao álcool, 70% de economia, à gasolina, 35%. Agora não está compensando mais, agora é só no álcool”.

Queda nas vendas

Os postos de combustíveis já sentiram a mudança. Em um deles, desde o início do mês, as vendas de GNV caíram 40%.

“Ficava fila de carros até lá em embaixo. Depois que aumentou, olha a situação, não há ninguém agora”, comenta o frentista Igor Moreira.

Os aumentos tornaram mais estreita a diferença entre os preços do GNV e do seu maior concorrente, o álcool, diminuindo as vantagens de quem abastece com gás.

A partir de dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Jornal da Globo calculou quanto custa o quilômetro rodado de um carro a GNV, em comparação com outro movido a álcool, em capitais onde o álcool é mais barato.

Em Belo Horizonte, o quilômetro rodado com GNV custa R$ 0,14 - apenas R$ 0,05 a menos que o com álcool. Em Recife, o carro a gás roda a R$ 0,15 o quilômetro, contra R$ 0,18 a álcool. Já em São Paulo, a economia é mínima: um motorista de veículo a gás gasta R$ 0,14 para fazer um quilômetro, apenas R$ 0,01 a menos.

O raciocínio dos motoristas não leva em consideração apenas os gastos na bomba. A conta inclui o custo da instalação deste kit, com cilindro e outras peças, que permite ao carro rodar a gás natural. Em São Paulo, os equipamentos e o serviço de instalação não saem por menos de R$ 2.600.

Em São Paulo, onde a diferença a favor do GNV é de apenas R$ 0,01 o motorista precisa rodar nada menos do que 260 mil quilômetros para recuperar o investimento da instalação do kit. Há dois anos, quando o preço do gás e do kit eram mais baixos, ele precisaria percorrer muito menos: cerca de 27 mil quilômetros.

Kits desinstalados

Para muitos motoristas, o caminho agora é longo demais. Em 15 dias uma oficina instalou apenas dois kits, mas já retirou 15. A maioria de carros 1.0.

“Eles preferem tirar. Eles estão carregando um peso, né? Um carro fraco, sendo que eles não tão tendo muita economia. A economia está inviável para eles. Pra esse tipo de carro, ta”, diz José Aurélio de Freitas Lopes, gerente de oficina.

Mas o presidente da Associação Latino-Americana de Gás natural Veicular acha que a fuga dos motoristas para o álcool é precipitada. “O GNV está com o preço alto devido ao fato de que ainda não foram corrigidas as diferenças que existem pra queda do preço do barril do petróleo e também da correção do dólar. A tendência é o preço do gás ser reduzido substancialmente durante o ano de 2009”, declara Rosalino Fernandes, presidente Ass. Latino-Americana de GNV.

Por enquanto, os números convencem mais que argumentos. “É o último carro com gás. Só se mudar o preço, né? Mas, pelo preço que está, não compensa mais”, diz o taxista Antônio Leite.

Fonte: www.g1.com.br

Novo Honda Civic 2009


Para a grande maioria, o Civic ainda possui um design moderno, vide suas boas vendas no Brasil. Mesmo assim, a Honda promove leves retoques de estilo e agrega novos itens de série na linha 2009 do sedã.

Lançado em 2006, o modelo recebeu um novo parachoque, que agora conta com três entradas de ar (o anterior possuía apenas uma) e incorpora os faróis de neblina nas extremidades da peça. A grade é do tipo colméia e remete ao novo Fit, apresentado no último Salão do Automóvel.

Por dentro, as mudanças foram ainda mais discretas. A versão LXS ganhou uma nova padronagem de tecido nos bancos e todos os modelos passam a contar de série com piloto automático. Freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) também são oferecidos de fábrica.



A topo-de-linha EXS passa a ser equipada com um sistema de som com entrada auxiliar USB – para tocadores de MP3 – e controle eletrônico de estabilidade, chamado pela montadora de VSA (Vehicle Stability Assist).
A parte mecânica não recebeu alterações. O propulsor i-VTEC 1.8 gera 140 cv se abastecido com álcool e 138 cv com gasolina. O reservatório de partida a frio permanece separado do motor, com um bocal próprio para abastecimento acima do paralama dianteiro.

Já o Si também recebeu um novo visual. Além das mudanças comuns às versões mais “pacatas”, o esportivo ganhou grade dianteira na cor preta. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas ganharam um desenho mais agressivo e os airbags laterais passam a ser oferecidos de série.

A transmissão é manual de seis velocidades e conta com shift-light, uma luz no painel que indica a rotação ideal para a troca de marcha. Os 192 cv do propulsor i-VTEC 2.0 permanecem inalterados.

Três novas cores (Cinza Spectrum, Verde Deep e Preto Cristal) fecham o pacote de modificações do Civic 2009, que será vendido a partir de R$ 64.365 na versão LXS manual. Confira abaixo os preços sugeridos pela Honda:

Civic LXS MT Flex: R$ 64.365,00
Civic LXS AT Flex: R$ 69.340,00
Civic LXS MT c/ couro Flex: R$ 65.990,00
Civic LXS AT c/ couro Flex: R$ 70.955,00
Civic EXS AT Flex: R$ 83.810,00
Civic Si MT: R$ 96.965,00

sábado, 10 de janeiro de 2009

Linha Fire da Fiat, Siena e Strada Ganham Novos Motores


Assim como o Palio, sedã da Fiat já é linha 2010

A Fiat anunciou na sexta-feira, 9 de janeiro, a adoção de novos motores nos modelos Siena Fire e Strada Fire.

O sedã, que a exemplo da linha Palio passa a ser vendido como linha 2010, ganhou o mesmo motor utilizado no Siena ELX 1.0. Segundo a montadora, o carro está mais potente e econômico, além de atender às normas de emissões de poluentes do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). A potência é de 73 cv se movido a gasolina e 75 cv quando abastecido com álcool.

Entre os itens de série, o Siena Fire 2010 possui itens como direção hidráulica, brake-light, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e banco traseiro rebatível. Freios com sistema anti-travamento (ABS), ar-condicionado e airbag duplo são alguns dos itens opcionais.

Já a Strada Fire passa a adotar o mesmo motor 1.4 utilizado na Strada Trekking, capaz de gerar 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool. A picape é oferecida com cabine simples ou estendida, e possui direção hidráulica (apenas para a cabine estendida), protetor interno de caçamba como itens de série.

Recall Honda da moto CRF 150R


Solda da balança da suspensão pode sofrer ruptura. Convocação abrange algumas unidades de modelos 2007 e 2008.

A Moto Honda da Amazônia convoca os proprietários do modelo CRF 150R ano/modelo 2007 e 2008 para a substituição gratuita da balança da suspensão traseira. Segundo a montadora, as concessionárias farão o atendimento do recall a partir de 16 de janeiro e é solicitado o agendamento prévio na loja.

A Honda explica que algumas unidades podem ter sido produzidas com solda inadequada no lado direito da peça que, sob condições específicas de uso, pode sofrer trincas, ocasionando a sua ruptura.

A Fundação Procon-SP explica que apesar do comunicado estabelecer prazo para reparo, a entidade entende que enquanto existirem veículos com o problema apontado, o fornecedor é responsável e obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita.

Endereços e telefones podem ser obtidos pelo telefone 0800-055-22-21 ou no site da Honda.

Confira a numeração dos chassis das unidades em recall:

Ano/modelo 2007, chassi:
JH2KE03B*7K000001 a JH2KE03B*7K001632

Ano/modelo 2008, chassi:
JH2KE03B*8K100001 a JH2KE03B*8K100418

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Detran ES realiza em Vitória a primeira ação da Faixa de Pedestre deste ano

Acelera Mais - Portal de Veículos, Carros, Motos, Caminhões Novos e Semi Novos Compra e Venda - Espírito Santo

Aconteceu nesta quinta-feira (08), as 15 horas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) em parceria com o Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), realiza a primeira ação do ano da campanha “Faixa de pedestre – A segurança está em sua mão”. As atividades serão na entrada da Ilha do Boi, na Rua José Miranda Machado, em Vitória.

Em 2007, dos 1.700 acidentes de trânsito com vítimas ocorridos no município, 20% foram por atropelamento. Das 21 vítimas fatais, 38% eram pedestres.

Durante as abordagens, os pedestres serão conscientizados a sempre realizar a travessia pela faixa. Além disso, o sinal do braço levantado com a mão esticada será reforçado. Os motoristas que estiverem presentes receberão da equipe do Detran/ES orientações sobre como respeitar o pedestre e a sinalização.

Segundo a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, o local foi escolhido por se tratar de um trecho de risco para os pedestres. “Na entrada da Ilha do Boi, os motoristas costumam não respeitar o pedestre. Por outro lado, muitos pedestres, sobretudo os adeptos da corrida, se esquecem de sinalizar a travessia e aumentam os riscos de um acidente”, explicou.

Novo Fiat Palio 2010

A Fiat relutou, mas, enfim, resolveu adotar a frente do Siena também para o Palio. Essa é a maior novidade da linha 2010 (isso mesmo, mal comemoramos o réveillon e o hatch já será vendido como modelo do ano que vem) para fazer frente ao rival histórico VW Gol. Além do design mais atraente, a potência e a economia de todos os motores da linha - 1.0, 1.4 e 1.8 ? foram aumentadas, segundo a montadora. Os preços variam entre R$ 28.930 e R$ 41.590.

O novo motor 1.0 Fire Flex gera potência de 73 cavalos com gasolina e 75 cv com álcool ? um ganho superior a traseira ficou inalterada, mas ganhou o aerofólio em todas as versões

8 cavalos de potência. Já o novo motor 1.4 Fire Flex tem potência de 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, 5 cavalos a mais do que o motor anterior. O mais potente da linha, o 1.8 de 112 cv com 100% gasolina e 114 cv com 100% álcool, que antes era restrito à versão esportiva 1.8R, passa a ser oferecido na ELX.


O Palio ELX 1.8 Flex traz equipamentos como direção hidráulica, volante com regulagem em altura, computador de bordo, comando interno de abertura de porta-malas e do tanque de combustível, rodas de aro 15" e pneus 185/60 R15. Como opcionais, estão disponíveis sensores crepuscular e de chuva e espelho eletrocrômico.

Todas as versões são equipadas de série com direção hidráulica, aerofólio traseiro, faróis de neblina, computador de bordo, conta-giros, My Car Fiat, volante com regulagem de altura, espelho de cortesia para o motorista e para o passageiro, vidro traseiro térmico com limpador e lavador, para-brisa degradê, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, três apoios de cabeça rebaixados no banco traseiro, entre outros.

Confira abaixo os preços de todas as versões do Novo Fiat Palio 2010:

Palio ELX 1.0 FLEX 2P R$ 28.930
Palio ELX 1.0 FLEX 4P R$ 30.520
Palio ELX 1.4 FLEX 4P R$ 32.940
Palio ELX 1.8 FLEX 4P R$ 34.970
Palio 1.8R FLEX 2P R$ 39.990
Palio 1.8R FLEX 4P R$ 41.590

IPVA 2009 ficou 30% mais caro

Proprietários de veículos podem se assustar com o IPVA ao comparar com o valor atual de mercado do veículo. O cálculo para o pagamento do imposto está baseado nos valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de setembro de 2008.

Com a crise desencadeada a partir de outubro, os valores dos automóveis caíram e a tabela não condiz com os preços negociados nas lojas que trabalham com veículos usados. Ou seja, o brasileiro acaba pagando um valor maior de IPVA.

"Os valores da tabela são resultados de uma média dos veículos cotados durante o mês de setembro e quem determina isso é a lei", afirma o coordenador técnico do setor de veículos da Fipe, João Alves. O especialista também esclarece que o desconto de IPI sobre os carros, de acordo com a medida do governo anunciada em dezembro, não influencia em nada o cálculo do IPVA. "Nem teria sentido calcular isso", diz.

O cálculo foi questionado pelo presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze. Segundo ele, a média de preços dos veículos usados está 30% menor em relação a setembro.

Questionado sobre a legalidade da cobrança, o advogado tributarista Ives Gandra Martins explica que a determinação de setembro como o mês de referência para o valor venal do veículo foi estabelecido na reforma tributária de 1967. A mesma reforma definiu o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Segundo Martins, no caso do IPTU foi aberto espaço para se discutir o valor venal dos imóveis, quando o IPTU não estava de acordo com a realidade de mercado.

O fato, teoricamente, abriria espaço para se discutir o valor venal do veículo para a cobrança do IPVA. Entretanto, o advogado ressalta que é apenas uma discussão em tese. "É muito difícil que isso passe, na prática, para tribunais superiores. A lei sempre é geral, mas cada caso tem um conceito de valor venal?, ressalta o advogado. Ives Gandra Martins destaca ainda que, mesmo que o proprietário do veículo decida discutir o cálculo do IPVA na Justiça, o custo do processo seria tão grande que não compensaria. "Ele gastaria bem mais que o valor do IPVA em si", afirma.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sinais Visuais Utilizado por Motoristas

Com a época de férias o número de carros nas estradas aumenta consideravelmente. Além dos cuidados com a manutenção do veículo é importante ficar atento à sinalização. Muitos acidentes podem ser evitados apenas com o cuidado redobrado e o bom senso é fundamental, já que muitas vezes um pequenino descuido pode comprometer aquela que seria suas merecidas férias em família.

Veja alguns dos sinais utilizados na comunicação visual entre os motoristas, principalmente entre caminhoneiros e motoristas de ônibus.

Esses sinais não constam de nenhuma enciclopédia, trata-se de uma cultura popular e saber o significado deles é bastante útil. Aprenda a interpretar alguns desses sinais da estrada.

Piscar faróis
Essa prática é usada para indicar aos veículos que trafegam em sentido contrário que eles irão encontram alguma dificuldade pela frente. A intenção é passar aos outros motoristas que existe algum problema adiante e assim é melhor reduzir a velocidade e ficar atento. Pode ser um acidente, uma queda de barreira ou mesmo tráfego parado. Alguns utilizam esse sinal para indicar policiais na pista.

Piscar faróis com insistência
Esse é um aviso para o carro que segue na frente. Se o motorista que segue atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. Porém é conveniente reduzir a velocidade é observar se o carro que emite os sinais não está mal intencionado, pode ser uma cilada também. Assim, convém abaixar o som e tentar sentir se o carro está mesmo com problemas. Observe se a direção puxa ou se surgiu algum barulho estranho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, aí pode ser que algo se soltou.

Piscar faróis e buzinar
É um aviso para o carro que vai à frente facilitar a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veiculo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência. Em certas ocasiões o automóvel que segue em dificuldades pode também ligar o pisca alerta, embora seja proibido por lei e não recomendado.

Duas buzinadas
Devem ser toques rápidos e curtos. Essa buzinada significa um agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem. Em outras palavras é um muito obrigado sonoro. Se você foi quem facilitou a ultrapassagem, responder com dois toques rápidos também é bem-vindo. É como se fosse um “de nada”.

Seta esquerda ligada
Na estrada, quando o veículo a sua frente ligar a seta esquerda, saiba que ele quer te avisar para não ultrapassar naquele momento, já que provavelmente há outro carro vindo no sentido contrário.

Seta direita ligada
Esse sinal indica que, naquele momento, pode-se fazer a ultrapassagem com segurança, já que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Esse tipo de sinalização convém atenção, pois o motorista a frente pode se enganar ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita.

Se você for trafegar em uma estrada de outro país, esqueça tudo. Esses sinais só servem se for aqui no Brasil.

É importante sempre observar os limites de velocidade e em caso de pista única com dois sentidos, observar a faixa amarela que divide a estrada. Mesmo que o carro da frente indicar possibilidade de ultrapassagem, certifique-se de que a faixa não seja contínua, o que impede a manobra naquele ponto da estrada.

Lembre-se também que o maior número de acidentes acontecem durante as ultrapassagens e a principal causa deles é a imprudência. Nunca ultrapasse em curvas e aclives ou quando você não tiver a visão do fluxo dos carros contrários.

Novo Ford EcoSport

Produto ícone da Ford no Brasil, o EcoSport ganha motor 2.0 Flex Duratec, um propulsor de alumínio bicombustível, desenvolvido com foco na redução do consumo. A versão de entrada do utilitário esportivo, a XLT FreeStyle, chega pelo preço de R$ 58.900. Segundo a gerente de produto da Ford do Brasil, Adriana Carradori, os preços das versões 2.0 (manual, automática e 4WD) foram reposicionados com o lançamento e ficaram de R$ 1 mil a R$ 2 mil mais baratos.


"Quisemos facilitar para o consumidor migrar de produto dentro da própria linha EcoSport", afirma Adriana sobre a estratégia de vendas. O preço de entrada sugerido pela Ford para a versão 2.0 Flex automática é de R$ 60.900 e para a 4WD de R$ 61.900. Os veículos chegam às concessionárias nesta semana.

O novo propulsor bicombustível foi desenvolvido com bloco, cabeçote e mancais de alumínio, com 16 válvulas. Abastecido com gasolina, a potência máxima é de 141 cv a 6.000 rpm e o torque de 187 Nm a 4.250 rpm. Com álcool, a potência chega a 145 cv a 6.000 rpm e o torque a 191 Nm a 4.250 rpm.

Segundo a Ford, o consumo da versão manual é de 10,7 km/l (gasolina) e 7 km/l (álcool) na cidade. Já na estrada, o gasto com combustível é de 14 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (álcool). Já a versão automática na cidade tem consumo de 9,5 km/l (g) e 6,5 km/l (a) e, na estrada, de 13 km/l (g) e 8,8 km/l (a).

Embora tenha características mecânicas diferentes, o EcoSport tem como principais concorrentes VW Crossfox, Idea Adventure, Mitsubishi Pajero TR4, Chevrolet Tracker, Kia Sportage e Hyundai Tucson.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os Carros Mais Vendidos em 2008


O Gol, da Volkswagen, foi o carro mais vendido em 2008, com 285.949 unidades comercializadas. Em segundo lugar, quase 89 mil unidades atrás, vem o Fiat Palio, seguido pelo Fiat Uno.

O quarto e o quinto lugar ficaram, respectivamente, com o Corsa Sedan e o Celta, ambos da GM. Os números foram divulgados nesta terça-feira (6) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O Gol, pelo 22º ano seguido o carro mais vendido do país, ganhou uma nova família em junho do ano passado, com o lançamento de sua quinta geração, na qual foram investidos R$ 3,2 bilhões. Ainda assim, a aposta não foi suficiente para que a Volks retomasse a tão sonhada liderança entre as montadoras, já que o posto continua ocupado pela Fiat, que detém 24,62% do mercado, contra 21,91% da Volks.

Isso porque, juntos, Palio e Uno - o carro mais básico da marca -, venderam 339.097 unidades em 2008. Ainda assim, ao que tudo indica, a concorrente italiana não deve amedrontar a Volks. A montadora, que continua apostando nas vendas do Novo Gol e do recém-lançado sedã Voyage, deve continuar na briga.

Confira o ranking dos carros mais vendidos em 2008:

Volkswagen Gol: 285.949
Fiat Palio: 197.224
Fiat Uno: 141.873
GM Corsa Sedan: 131.730
GM Celta: 130.387
Volkswagen Fox-Crossfox: 115.069
Fiat Siena: 95.307
Honda Civic: 67.703
Ford Ka: 64.887
10º Ford Fiesta Hatch: 58.825


Confira o ranking das montadoras em 2008:

Fiat: 24,62%
Volkswagen: 21,91%
GM: 20,54%
Ford: 9,74%
Honda: 4,4%
Renault: 4,31%
Peugeot: 3,9%
Toyota: 3,03%
Citroën: 2,56%
10° Hyundai: 1,64%
11º Mitsubishi: 1,54%
Outros: 2,62%

Dafra Convoca Recall de Motos Super 100


Parafuso de fixação do garfo traseiro pode apresentar problemas. Proprietários devem levar a moto a uma das concessionárias da marca.

A Drafra convoca os proprietários das motocicletas Super 100 ano/modelo 2008/2008 e 2008/2009 a comparecerem à rede de concessionárias da marca para substituição do parafuso de fixação do garfo traseiro.

A empresa informou que algumas unidades com chassis de números 95VAC1A288M000001 a 95VAC1L889M016978 podem apresentar trinca ou ruptura na extremidade do parafuso da balança traseira. A falha pode comprometer o funcionamento do sistema, causando acidentes.

Em comunicado, a Fundação Procon-SP diz que, por se tratar da possibilidade de acidente “com risco à saúde e à segurança dos usuários da moto e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato”.

Para maiores informações, a Dafra disponibiliza o telefone 0800 77 32 372.