Acelera Mais - Revenda Veículos, Carros, Motos, Caminhões Novos e Semi Novos Compra e Venda Espírito Santo, Carros Usados Comprar Carro, Vender Carro, Comprar Moto, Vender Moto, Comprar Caminhão, Vender Caminhão, Revenda, Revendedores, Novos, SemiNovos, Semi-novos, Lojas de Carro, Automoveis, Automovel, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sinais Visuais Utilizado por Motoristas

Com a época de férias o número de carros nas estradas aumenta consideravelmente. Além dos cuidados com a manutenção do veículo é importante ficar atento à sinalização. Muitos acidentes podem ser evitados apenas com o cuidado redobrado e o bom senso é fundamental, já que muitas vezes um pequenino descuido pode comprometer aquela que seria suas merecidas férias em família.

Veja alguns dos sinais utilizados na comunicação visual entre os motoristas, principalmente entre caminhoneiros e motoristas de ônibus.

Esses sinais não constam de nenhuma enciclopédia, trata-se de uma cultura popular e saber o significado deles é bastante útil. Aprenda a interpretar alguns desses sinais da estrada.

Piscar faróis
Essa prática é usada para indicar aos veículos que trafegam em sentido contrário que eles irão encontram alguma dificuldade pela frente. A intenção é passar aos outros motoristas que existe algum problema adiante e assim é melhor reduzir a velocidade e ficar atento. Pode ser um acidente, uma queda de barreira ou mesmo tráfego parado. Alguns utilizam esse sinal para indicar policiais na pista.

Piscar faróis com insistência
Esse é um aviso para o carro que segue na frente. Se o motorista que segue atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. Porém é conveniente reduzir a velocidade é observar se o carro que emite os sinais não está mal intencionado, pode ser uma cilada também. Assim, convém abaixar o som e tentar sentir se o carro está mesmo com problemas. Observe se a direção puxa ou se surgiu algum barulho estranho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, aí pode ser que algo se soltou.

Piscar faróis e buzinar
É um aviso para o carro que vai à frente facilitar a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veiculo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência. Em certas ocasiões o automóvel que segue em dificuldades pode também ligar o pisca alerta, embora seja proibido por lei e não recomendado.

Duas buzinadas
Devem ser toques rápidos e curtos. Essa buzinada significa um agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem. Em outras palavras é um muito obrigado sonoro. Se você foi quem facilitou a ultrapassagem, responder com dois toques rápidos também é bem-vindo. É como se fosse um “de nada”.

Seta esquerda ligada
Na estrada, quando o veículo a sua frente ligar a seta esquerda, saiba que ele quer te avisar para não ultrapassar naquele momento, já que provavelmente há outro carro vindo no sentido contrário.

Seta direita ligada
Esse sinal indica que, naquele momento, pode-se fazer a ultrapassagem com segurança, já que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Esse tipo de sinalização convém atenção, pois o motorista a frente pode se enganar ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita.

Se você for trafegar em uma estrada de outro país, esqueça tudo. Esses sinais só servem se for aqui no Brasil.

É importante sempre observar os limites de velocidade e em caso de pista única com dois sentidos, observar a faixa amarela que divide a estrada. Mesmo que o carro da frente indicar possibilidade de ultrapassagem, certifique-se de que a faixa não seja contínua, o que impede a manobra naquele ponto da estrada.

Lembre-se também que o maior número de acidentes acontecem durante as ultrapassagens e a principal causa deles é a imprudência. Nunca ultrapasse em curvas e aclives ou quando você não tiver a visão do fluxo dos carros contrários.

Nenhum comentário: