Acelera Mais - Revenda Veículos, Carros, Motos, Caminhões Novos e Semi Novos Compra e Venda Espírito Santo, Carros Usados Comprar Carro, Vender Carro, Comprar Moto, Vender Moto, Comprar Caminhão, Vender Caminhão, Revenda, Revendedores, Novos, SemiNovos, Semi-novos, Lojas de Carro, Automoveis, Automovel, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo

domingo, 14 de dezembro de 2008

Detran ES Implanta Novo Sistema no Estado



Os condutores do Espírito Santo, que precisam de informações sobre veículos, não precisam mais se dirigir às Ciretrans e Postos de Atendimento Veicular (PAVs), para conseguir o que desejam. Com o novo sistema de veículos, o DetranNet, todas os serviços de consultas sobre veículos, podem ser facilmente acessados pelo site do órgão: www.detran.es.gov.br. Para tanto, basta preencher os seguintes campos na página principal: placa do veículo e RENAVAM.

O DetranNet abrange todos os sistemas corporativos de veículos, integrados aos sistemas de registros nacionais. Desta forma, é possível verificar em tempo real todas as informações sobre determinado veículo, tais como: infrações de trânsito, andamento de recurso de multas, restrições judiciais, comunicação de venda e alienação, licenciamento, impedimentos, nome do proprietário anterior, débitos, histórico de processos e os que estão em andamento.

É possível, ainda, verificar se o veículo tem alguma restrição à venda. Assim, caso o veículo tenha sido alienado, o condutor pode constatar se há alguma pendência junto à financeira. Um dos novos serviços disponibilizados é o acompanhamento de todos os processos que estejam tramitando junto ao órgão, como a alteração de característica, transferência de propriedade e até o acompanhamento dos recursos de multas.

Agilidade

O DetranNet tem como principal objetivo melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão nas Ciretrans e Postos de Atendimento Veiculares (PAVs), o operador digita o número da placa de um veículo no novo sistema, todo o histórico aparece na tela. Multas e restrições são visualizadas rapidamente, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento.

Segurança

A página principal do portal é composta por links de interesse dos operadores do sistema, com dados atualizados da frota e notícias sobre trânsito. O portal funciona com rígidos critérios de segurança, integrando os sistemas operacionais, o banco de dados e as aplicações, de forma a permitir ao operador acesso restrito a sua área funcional. Todos os acessos são rastreáveis, e é possível saber, efetivamente, quem realizou determinada mudança no cadastro de um veículo. Além disso, o controle da emissão de documentos como CRV (Certificado de Registro de Veículos) e CRLV (Certificado de Licenciamento de Veículos) ficou mais rigosoro.

De acordo com o diretor de Habilitação e de Veículos do Detran/ES, Marcelo Ferraz, o Governo do Estado tem como prioridades a melhoria na qualidade dos serviços e a desburocratização. “Estamos trabalhando para alcançar a excelência no atendimento das nossas Ciretrans e PAVs, com o objetivo de proporcionar ao cidadão um serviço de qualidade”, declarou.

Ele disse ainda, que a implantação do DetranNet faz parte do novo modelo de atendimento do Detran/ES. “Estamos em fase de pequenos ajustes para garantir a qualidade e segurança do novo sistema”, informa.

No sistema anterior eram muitas janelas, e uma simples consulta podia exigir a abertura de várias delas, o que o tornava o processo de consulta mais demorado. Com a implantação do DetranNet, as consultas com referência a um determinado veículo estarão disponíveis em um único local, de forma a facilitar a navegação e diminuir a espera pelo atendimento.


Últimos ajustes

Com uma frota aproximada de mais de 1,07 milhões de veículos no Estado do Espírito Santo, o DetranNet teve o desafio de transpor todos os 8 milhões de dados do sistema anterior, para a atual base cadastral. Para tanto, todas as Ciretrans e PAVs ficaram temporariamente fechadas para o atendimento ao público, nos dias (01) e (02) de dezembro. Contudo, mesmo com o sistema implantado, faz-se necessário os últimos ajustes. Deste modo, na última quarta (04) e quinta-feira (05), para poder realizar uma auditoria nos dados cadastrais, o órgão não emitiu os documentos de veículos.

Inicialmente, a única função do novo sistema que ainda não estava em operação após o período de paralisação das Ciretrans, era a emissão do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, as Ciretrans de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra e demais municípios do interior já estão emitindo os documentos. Duas equipes do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) foram formadas para atender os municípios do Norte e do Sul do Estado.

As demandas dos usuários nas Ciretrans e PAVs que não puderem ser finalizadas no mesmo dia serão concluídas internamente, com prioridade, e os documentos vão ser enviados para a residência dos condutores.

Nenhum comentário: