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domingo, 23 de novembro de 2008

Pneus a Manutenção da sua Segurança



Cinco motivos para a troca

Desgaste normal: após vários milhares de quilômetros rodados (para carros pequenos, como Volkswagen Gol e Chevrolet Celta, por exemplo, a durabilidade estimada é de 55 mil km), os frisos da banda de rodagem perdem eficiência, pois têm sua espessura diminuída. Segundo resolução do Contran, a profundidade remanescente dos sulcos não pode ser inferior a 1,6 mm, o que pode ser conferido pelas marcas com a sigla TWI nos pneus

Desgastes irregulares: a falta de manutenção adequada ou a calibragem com pressões diferentes do recomendado provocam danos em excesso de uma única área

Impactos: quando o pneu passa por um buraco em alta velocidade ou “morde” a guia, é possível que o pneu fique com bolhas na lateral ou perfurações profundas

Falta de dirigibilidade: se o carro passou por revisão, está tudo correto, mas há ruídos e vibração na rodagem ou a direção puxa para algum lado, a estrutura dos pneus pode estar seriamente danificada

Envelhecimento: a borracha, quando não utilizada, perde flexibilidade. Por isso, os pneus devem ser descartados após dez anos de fabricação, mesmo que estejam pouco rodados ou até mesmo sem uso

Para que durem mais

Pressão: calibragem deve ser realizada semanalmente

Rodízio: conforme tempo indicado pela fabricante, em geral, a cada 10 mil km

Manutenção: alinhamento, balanceamento e suspensão devem sempre estar em ordem

Direção: evitar frenagens bruscas e impactos, como em guias de calçadas

Cuidados ao substituir

Faça a troca pelo modelo idêntico ao indicado no manual do proprietário, que respeite todas as determinações

Inclua o estepe no rodízio

Se apenas um par de pneus for trocado, coloque o novo no eixo traseiro

Faça a substituição das válvulas de vedação, que podem estar vazando

O que deve ser evitado

Variações repentinas de velocidade, como em acelerações ou frenagens bruscas

Transitar em terreno inadequado para o qual o pneu foi desenvolvido

Não respeitar o nível de pressão exigido pelo fabricante

Rodar com a saliência da banda de rodagem com menos de 1,6 mm


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